Posts Populares

Posted by : Daniel Bastos terça-feira, 3 de março de 2015


Um novo dia, um novo spoiler. Depois de um tempinho ausente da cena, venho dar meus pitacos na nova coleção que promete mais novidades, começando pela mecância apresentada na carta de hoje.

Celeridade introduz um novo tipo de habilidade no jogo: Habilidade sem custo de capacitação.

"Mas ué, não era mais fácil colocar como custo de incapacitação 0? Não é a mesma coisa?"

Cartas com custo de incapacitação 0 ainda estão sujeitas a alterações de custo como, por exemplo, o efeito de Máquina de Bloqueio Mental, uma carta suporte que transforma o custo de todas as habilidade com custo 0 e/ou 1 em 2. Não é o caso com Celeridade, que não possui um custo que possa ser alterado.

Dito isso, existe também o efeito da carta: 1 ponto de dano não é lá grande coisa, mas sempre é possível aumentar esse dano. Seja com o efeito do onipresente Cubo Cósmico, através de cenários ou textos fixos, serão raros os casos aonde somente 1 ponto de dano será causado. O ponto em que chama a atenção é a continuação, aonde o personagem que usar a ação poderá ser capacitado em 1 ou 2 níveis, garantindo que haverá uma ação, salvo exceções ocasionais (travas de ação). Basicamente, Celeridade é uma carta feita para contornar decks de controle pesado, com Máquina de Bloqueio e habilidades de incapacitação, que tomaram o cenário competitivo de assalto nos últimos meses.

Porém, contudo, entretanto...ao menos na minha visão, a carta tem alguns pontos dignos de questionamento.

- Primeiro, é uma ação normal. Não é imprevista (ainda que Reflexos Rápidos possa remediar isso), nem de antecipação. No meta atual, são raras as ações normais que possuem destaque. E essas, exceções em um meta tão explosivo, se destacam por efeitos capazes de definir jogos. Destaco aqui Sufocamento, Entrada Triunfal e Onda de Energia (que tem todo um suporte por trás) só como exemplos. Celeridade não foi feita com esse intuito.

- Segundo, é uma ação definitiva. Sem efeitos adicionais, Celeridade será a última ação de um personagem em determinado turno. Após a capacitação, não haverá mais nada a ser feito. É, portanto, uma carta que se apóia na possibilidade defensiva de antecipações no turno do oponente. Mas o meta...ah, o meta...tão recheado de Homens de Gelo...enfim. Para ser justo, consigo pensar/já pensaram em como ampliar o uso de Celeridade nesse sentido. Destaco a já mencionada nas comunidades "Em Meio Ao Caos" ou um possível combo com o Pantera Negra ou Homem-Aranha BSMI para mantê-lo sempre em posição de utilizar seu texto fixo ao máximo. Mas são situações pontuais.

- Terceiro, é uma habilidade de Agilidade. A competição por espaço em decks é ferrenha. Treinamento Intenso, Saltitar, Entrada Triunfal, Golpe Treinado, Técnica Tribal, a recém-chegada Impossível De Se Ver...não imagino Celeridade tomando o lugar de nenhuma dessas, a não ser que o deck seja montado com uma situação específica em mente.

Enfim, existe toda uma animação por trás da carta na comunidade e eu mesmo estou ansioso pela mecânica em si e como ela afetará o meta. Aguardemos...  


{ 3 comentários ... read them below or Comment }

  1. Realmente a carta tem uma função defensiva boa, porém com tantas ações imprevistas e homem de gelo fica difícil...
    O meta está muito agrecivo para ela ter um bom espaço...
    Tomara que algum bom player me mostre o contrário XD

    ResponderExcluir
  2. è uma carta muito boa!!! Mas realmente pra ela jogar precisa existir um plano para uma jogada específica. Pensei em usá-la com cartas que possibilitem mais de uma ação... mas como o Dani falou, o máximo que vai acontecer é vc usar seu personagem e no final ele acabar capacitado para o próximo turno, o que também é uma coisa boa pensando na antecipação do próximo turno.

    Enfim... tem tanta possibilidade agora que nem dá pra organizar todas as idéias hahahahah

    ResponderExcluir
  3. Funcionalidade boa poder usar Máquina e esta carta com Aranha MI... Avaliando a carta por ela mesma, tem uma função bastante digna para uma carta incomum, analisando pelo meta, vejo um ou dois decks que entrariam uma ou duas para garantir um bom efeito... E como avanço para o jogo, a mecânica é mais uma pulga atrás da orelha de quem quer jogar sem muito amor no coração ^^

    ResponderExcluir

- Copyright © Torneios de Battle Scenes - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -