Posts Populares

Archive for 06/01/14

Spoilers MI - Mansão Xavier

By : Daniel Bastos
Boa noite pessoal!

Aproveitando o advento de Múltiplas Identidades e os spoilers diários da Copag com cartas da nova coleção, iremos pegar a idéia, que surgiu no blog Amálgama, de tentar analisar as novas cartas. Porém antes de mais nada que fique claro que são opiniões pessoais e estamos falando sobre cartas que serão usadas em um contexto completamente diferente do nosso metagame atual. Mas, de qualquer forma, é um bom exercício e diariamente iremos postar as opiniões do time do blog, por enquanto teremos apenas as minhas e do Daniel, mas assim que o restante do time for tendo mais tempo, eles também colocaram suas opiniões, nem que sejam nos comentários.
E para esquentar os motores, vamos analisar uma carta que foi lançada há pouco mais de uma semana: Mansão Xavier:

Atila:

Gostei, mas não gostei.

A carta em si é boa, 6/2, gera recursos e dá capacitações extras para os X-men. Por si só é um bom suporte, um dos problemas pode ser colocar-lo em campo, pois é muito pesado, o que gera uma dependência do Forge. 

Mas tudo bem, você acha o Forge com convocar reforços. O pior não é estar com o Forge em campo e colocar a Mansão do Xavier em campo, o grande problema é responder a uma simples pergunta: para que? - Aí é que está, os X-men em si não tem sinergia nenhuma. Não adianta de nada o Forge colocar o Pássaro Negro, o Cérebro e a Mansão do Xavier em cena se depois você vai trazer o Ciclope, Fênix, Colossus, Wolverine e cia. para o campo. Estes personagens por si só podem ser muito bons e uteis, mas todos juntos ainda não deram liga, não sei se a culpa é dos jogadores que não encontraram esta "liga", mas acho que a culpa é do cenário competitivo em si.

Os bons decks tem uma coisa em comum: rapidez e solidez ofensiva. Eles baixam personagens rapidamente e com bom poder ofensivo, principalmente com antecipações e ações imprevistas. Nesse aspecto os X-men tem muito a evoluir ainda, o deck depende muito do Xavier, Fera ou Forge com roubo de idéias e pensar rápido para dar essa rapidez, porém destes três apenas o Fera consegue utilizar um treinamento intenso ou golpe treinado, deixando o deck exposto a contra-ataques. Mas ai você poderia colocar mais personagens para poder antecipar, certo? Até poderia, mas pode ter certeza que os slots gastos com personagens "Obrigatórios" deixará pouquíssimas vagas para o leque de habilidades diferentes que você seria obrigado a colocar para todo mundo ser útil... Enfim... não dá - por enquanto.

Vamos ver o que vai sair nesta nova coleção para acrescentar aos X-men, por enquanto, sem noção do que virá pela frente, não dá para confiar que este novo suporte vá mudar muito a condição dos mutantes de simples coadjuvantes aos decks, mas dou um 2/5 pois a carta pode ajudar pelo menos naqueles jogos for fun.


Daniel

Um novo suporte para os X-Men que dá a tão esperada capacitação extra, além de um efeito que soma recursos conforme os X-Men entram em cena. Em teoria, o que faltava para um deck "tribal" dos mutantes. Na prática, bem...

Ainda não sabemos o que esperar da nova coleção, Múltiplas Identidades. Mas, com o que temos agora e com o que vemos no meta atual, podemos especular. E o que podemos especular é que essa carta dificilmente verá jogo em um ambiente competitivo. Vamos às razões:

1 - Suportes não têm uma mecânica de busca sólida, ao contrário de personagens (Convocar Reforços) e cenários (Mystério), essencial para dar estabilidade a qualquer carta.

2 - Forge-dependência. O fato de o suporte em questão ser 6/2 complica a própria viabilidade, tornando o mutante obrigatório. Porém, um personagem com poderes de pouca representatividade no cenário atual e sem ação própria não segura um deck sozinho.

3 - Os próprios X-Men não têm uma estratégia definida, ao contrário do Quarteto Fantástico em sua época de glória. Alguma opções seriam apostar em ataques energéticos com Pássaro Negro (aumentando assim a dependência de Forge; mas convenhamos, deck Energético puro é melhor) ou Magia/Telecinesia, tornando o segundo efeito controlável ao gosto do piloto com Clarividência e aproveitando a sinergia entre os dois poderes através dos personagens, encaixando melhor o Forge dentro de um propósito. Aqui o problema seria que Telecinesia é um poder sem grandes atrativos ofensivos, fazendo com o que o atual deck de Magia/Lâminas seja uma alternativa superior, além de que a personagem Magia é a única que faria o link sem depender do Livro de Vishanti.

4 - A carta em si não tem nenhum efeito decisivo que justifique um deck X-Men em torno dela. Embora a capacitação extra seja desejável, a geração (aleatória e potencialmente negativa para o controlador) de recursos é OK no máximo. Muito trabalho por quase nada em retorno.

Coisas que tornariam esta carta jogável: Carta que busque suportes do deck ou recursos, habilidades de Antecipação e/ou Ação Imprevista para Telecinesia, efeitos que sejam ativados quando uma carta vai do deck para os recursos.

Como dito, não sabemos o que Múltiplas Identidades nos reserva. Mas, enquanto isso... - Nota: 1/5

Bom galera, é isso.

E vocês, o que acharam da carta, tem potencial?

Amanhã já tem um novo spoiler e novos comentários aqui.

Abraços!
Tag : ,

- Copyright © Torneios de Battle Scenes - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -