Posts Populares

Posted by : Unknown sexta-feira, 24 de outubro de 2014

AVANTE JOGADORES !


Ontem nós tomamos um banho de água fria e hj podemos esquentar um pouco essa água.
A intenção do post de hj é abordar conhecimento sobre as regras de forma ampla. Não apenas reproduzir o que esta no "imenso" manual de Battlescenes com suas 20 páginas.


Alguns gritarão "O manual possui mais de 40 páginas !"

Eu responderei que aquele exemplo de jogo pouco ajuda, seria muito melhor o aspirante a jogador empregar esse tempo lendo a parte de regras gerais pela décima vez.


Antes uma introdução. 
Vivemos em sociedade, que possui regras para nos proteger de nós mesmos, portanto em qualquer aspecto da vida aquele que possui o conhecimento sobre as regras e souber aplica-las possui clara vantagem sobre os outros sujeitos.
Percebemos que não basta eu saber todas as regras de BS se não souber aplica-las.



Leitura simples é um diferencial.

Chegamos ao ponto nervoso desse post que é:
"Não complique um jogo que já é complicado por natureza !"
Eu digo que BS é complicado pq quando eu pego uma carta comum de magic e uma comum de BS a diferença na complexidade é imensa ! Em uma carta comum de magic eu quase não tenho texto pra ler enquanto que em uma carta de BS eu tenho algo equivalente a um livro de historia.
Por isso devemos praticar a leitura simples, sem juízo de valor. Quando vc ler uma carta de BS leia o que esta escrito, respeitando todas as virgulas ( , ) e 2 pontos ( : ) e não o que vc acha que esta escrito ! 

Exemplo claro disso é que sempre entendi que o escudo do cap. América poderia acertar mais de 1 alvo, mas 99% dos jogadores se negavam a acreditar nessa possibilidade, porque na cabeça deles o escudo sempre volta pra mão do capitão América, ta vendo como o juízo de valor atrapalha seu jogo ?
Sempre que vc ler uma carta leia com calma sem excitação e vc entenderá o que ela realmente faz e isso com certeza fará vc enxergar o que 10 outros leitores não enxergaram.

Configuração da mesa.

Não é porque as cartas são suas que vc pode deixar do jeito que bem quiser. 
Personagens que possuam alter egos iguais deverão estar um debaixo do outro de forma que se enxergue uma carta estendida, com seu texto fixo e ações fáceis para visualização, como se fosse uma continuação do card. 
Assim como as habilidade que podem ser usadas por esse personagem.
O não cumprimento dessa configuração pode acarretar um warning (aviso) e com 2 warnings vc será desclassificado (DQ).


Considero a punição muito leve, já vi jogadores se beneficiarem com uma configuração de mesa bagunçada a qual fez o jogador ludibriado se enganar e perder a partida.



Por hoje é só pessoal.
Se tiver algo a acrescentar comente.

{ 2 comentários ... read them below or Comment }

  1. Boa noite. Texto longo abaixo :p

    Não sei nem se aqui é o local apropriado para abrir essa discussão, mas de qualquer forma.
    Já houve vário, VÁRIOS casos de que o famoso "posso voltar?", ou o "não, pera" venceram uma partida.

    Não sei se esse assunto é discutido no grupo do Whats (infelizmente ainda não tenho celular ^^'), mas creio que temos que começar a aplicar os warnings e também desclassificar.

    No último champs na Dice até aconteceu uma discussão quanto a isso, não sei os detalhes pois estava jogando quando ocorreu, mas eu mesmo ganhei uma partida também pela boa vontade do meu oponente. Também acontece outros casos como ganhar em cima dos 3 turnos, uso incorreto de habilidades (trocar o Simbionte a cada personagem novo que entrar em cena) e só depois perceber que não fez e mudar todo o rumo do jogo, já faz tempo mas certa vez embaralhei minha mão sem querer no deck, vai do oponente confiar que pegaria as cartas certas? recomeçar a partida? Nesse dia o Átila deixou eu voltar e eu realmente lembrava o que eu tinha, mas não o culparia se ele não aceitasse e eu perdesse a partida

    Algumas pessoas preferem BS pelo convívio não tão competitivo e hostil que o MAGIC possui, mas a cada dia percebo que isso está se perdendo pouco a pouco, algumas intrigas e discussões desnecessárias, enfim, tudo o que envolve muitas pessoas se torna algo difícil de lidar, mas segue minha opinião e sugestão para possíveis mudanças para melhor:


    Aplicar 1 warning quando o famoso "posso voltar", ou o "não, pera" aparecer. Ou melhor ainda, esclarecer de alguma forma: ERROU? que pena... já era, deixar muito claro que não pode voltar ação, anunciou o combate e quer voltar? NÃO! Fez ação, descarregou a carta e quando viu que não daria quer voltar? NÃO! Ação imprevista errada? NÃO! Jogou cenário na hora errada? NÃO! A cada vacilo tomar 1 warning e no 2º tomar dq.

    E sobre os 3 turnos, o jogador demorou, demorou, demorou, demorou e no fim o oponente não teve nem chance de se defender, ou iria ganhar no 4º turno COM CERTEZA, creio que seria bacana alguém ou os demais players serem coerentes e verificar se a vitória foi merecida ou se tivesse o turno do oponente ele ganharia.

    Ex1: No ultimo champs na DICE contra o Luiz, deu os 10 mins dos 3 turnos e estava na minha vez, consegui levar o Dr. Octopus e Sr. Fantástico ficando assim com mais pontos, """seria a minha vitória""" mas eu demorei mt pra jogar e se ele tivesse a oportunidade ele ganharia só com o que estava esperando pra atacar, cedi a vitória pra ele, pois se tivesse mais tempo ele iria ganhar, estava com personagem capacitado e pronto pra usar ação e fechar 15 pontos.

    Ex2: No festival do Japão contra o Daniel foi quase a mesma coisa, rolou os 3 turnos, fiz mais pontos e tinha acho que 2 lança-missil esperando, mas independente de qualquer coisa, não dei a oportunidade pra ele conseguir elaborar as jogadas e não estava totalmente decidido que eu ganharia ou ele ia se erguer de novo e levar a vitória, mas no fim eu que levei :s

    Ex3: Ainda lembro bem e me envergonho, mas mesmo assim o fiz, contra o Gudy, deu os 3 turnos, usei Retirada Estratégica e esperei a partida acabar... Ainda era bem principiante na época mas o Gudy mesmo disse para eu não grilar com isso e depois em outra partida fez 17x0 :D HUASHUHUAS


    Gostaria de saber a opinião de vocês também, se está tudo bem? Alguma sugestão? O que puder ser feito pro cardgame ficar melhor pra todos deve ser aplicado.

    ResponderExcluir
  2. Zero a aplicação de warnings é limitada, pelo manual, a ações de fraudes.
    Enquanto o manual não decidir sobre isso cabe utilizar de forma adaptada as regras utilizadas nos torneios oficiais. Sobre a questão de jogadas erradas, jogou tá jogado ! Só deixo voltar se for um jogador iniciante e se não for presta atenção da próxima vez. VLW

    ResponderExcluir

- Copyright © Torneios de Battle Scenes - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -