Posts Populares

Posted by : Unknown sábado, 29 de novembro de 2014

AVANTE, JOGADORES !

Esse post é um convite a você jogador que entrou no mundo do Battlescenes (BS) almejando reproduzir as batalhas cósmicas do mundo Marvel.

Com a chegada de BSMI, o conceito de afiliações entra com força definitiva no cenário competitivo de Battle Scenes. E muitos jogadores são atraídos pela idéia de montar decks utilizando seus personagens favoritos ou até mesmo a sua equipe de heróis ou vilões favoritos.

Pensando nesses jogadores, temos uma proposta que pode mudar a visão que temos do cenário competitivo de BS, tanto para o jogador veterano quanto para alguém que está começando a jogar hoje!

A loja Bazar Magic, localizada a poucos metros da estação de metrô Guilhermina-Esperança, disponibiliza o primeiro Sábado de cada mês para realizar seus torneios oficiais de Battle Scenes. Além disso, ela possui uma outra data, o 3º sábado de cada mês, aonde existe a disponibilidade de outro torneio mensal. 


Pois bem, nossa proposta é transformar essa data em um evento mensal apresentando um novo formato: Tribal.


Como funciona o Formato Tribal?

Além das regras básicas de montagem de deck em Battle Scenes, cada jogador poderá montar seu deck utilizando apenas personagens e suportes que façam parte de uma mesma afiliação. Habilidades e Cenários são livres dessa restrição, por ora. Futuramente, pode surgir a necessidade de incluí-los nessa regra. Abaixo segue uma lista de exemplos que ilustra melhor a proposta:

X-Men
Irmandade de Mutantes
Quarteto Fantástico
Vingadores
Etc...

O nosso intuito é oferecer uma alternativa àqueles que anseiam por ver decks montados em torno de um equipe, mas que esbarram nas limitações, muitas vezes técnicas, dentro de um cenário competitivo aberto (ex.: "todo deck competitivo é composto por: 3 Mystério, 3 Convocar Reforços e mais 54 cartas rsrsrs!"). Também entra aí um pouco da fantasia pela qual muitos jogam esse TCG, em ver embates entre equipes simulados dentro do jogo. Além disso, a perspectiva de utilidade de muitas cartas passa a ser questionada, transformando o jogo completamente.


Alguns jogadores podem notar que algumas afiliações e personagens introduzem situações curiosas nesse contexto. Vamos enumerá-las e discorrer sobre como o formato Tribal as afetaria:

1 - E os personagens sem afiliação (Afiliação N/A)?

Esses personagens serão o que chamamos de "coringas".


Se um personagem não possui uma afiliação, ele poderá ser utilizado em qualquer deck. Por exemplo, o Deadpool (BSET) pode ser utilizado em um deck de X-Men. Ou o Justiceiro (BSPO) poderá fazer parte de um deck Vingadores.


Esses personagens são de extrema importância em um formato desse porte, especialmente para dar suporte a afiliações que não possuem personagens suficientes para compor um deck. Será o fator "criatividade" do formato. 


2 - E as versões alternativas de personagens com afiliações diferentes?

Um exemplo claro disso é o Capitão América (BSUM), cuja afiliação é Vingadores. Ele possui outra versão, o Capitão América (BSPO), com as afiliações Vingadores e S.H.I.E.L.D..

Nessa regra, caso o piloto decida-se por um deck S.H.I.E.L.D., o Capitão América (BSUM) não poderá ser incluído neste deck. Em contrapartida, caso o deck seja composto por Vingadores, os dois Capitão América serão permitidos.

Ou seja, mesmo que haja uma versão de um personagem que se enquadre na afiliação utilizada, um personagem não poderá ser utilizado caso não compartilhe a mesma afiliação dos demais.

3 - E as afiliações que não possuem o requisito mínimo para compor decks (Ex: Guardiões Da Galáxia)?

Vide item 1.

E aí, gostou da idéia? Apóia a criação desse novo formato? Tem alguma sugestão, opinião ou crítica? Comenta aí embaixo, o intuito é discutir a idéia e aplicá-la o mais cedo possível caso haja aprovação, mas precisamos que haja um feedback para colocar a idéia em prática. Contamos com todos! 

A bola entra em campo com no mínimo 8 JOGADORES!



{ 23 comentários ... read them below or Comment }

  1. Opa, estou mais do que dentro, vai ser legal poder jogar com decks diferentes.

    ResponderExcluir
  2. Acho ótima a ideia!
    Sugestões:
    - personagens "Aliados de.." e "Inimigos de.." não devem formar um deck tribal...acho que perde um pouco do sentido...ou seja, Inimigos do Demolidor e Inimigos dos Vingadores não são da mesma "tribo"...acabaria virando um deck de vilões/heróis...
    - personagens com grupos pequenos, como Guardiões da Galáxia e X-Force também não devem ser coringas como os personagens N/A.....ou seja, não dá para montar deck com Guardiões?! Ok, não monte!.....penso que há muitas filiações nessa situação e, permitir eles como coringas, seria como permitir decks não-tribais, já que posso montar um deck de X-men, mas inserir Guardiões, Fugitivos, X-force, N/A, enfim....tanta coisa que acaba nem sendo mais tribal...e outra, até saber se uma filiação cumpre os requisitos ou não, teria que ter uma relação para conferir, ficar olhando cada carta, enfim, travaria o negócio...

    Resumindo minha sugestão...."simplificar".....mesma filiação?! Pode colocar no deck!!.....cartas N/A? São coringas!!!....Filiação com poucas cartas? Fica para a próxima coleção ou encha de N/A pra cumprir os requisitos!!....simples e de fácil entendimento, acompanhamento e controle.....

    Mas acho a ideia ótima e boa para trazer novos jogadores, assim como seria bom tbm um torneio pauper...temos muitas filiações boas pra caramba: SHIELD, Vingadores, X-Men, Thunderbolts, Sexteto, Mestres do Terror, Quarteto, Sentinelas, Irmandade...enfim....

    Sugestões aceitas ou não, seja qual for a forma, eu tô dentro!...rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando, permita-me elaborar.

      Os personagens afiliados a equipes que não tem membros suficientes podem, conforme descrito no item 1, usar personagens N/A para compor um deck. Eles NÃO podem ser usados eles mesmos como coringas.

      De resto, colocações muito válidas.

      Excluir
  3. To dentro. Concordo com as regras e assino embaixo. Só me chamar que eu vou.

    ResponderExcluir
  4. Eu ja falava de fazer um formato assim faz tempo XD estou muito feliz com a iniciativa.

    EU TO DENTRO COM CERTEZA!! APOIO e acho que esse formato pode deixar o jogo bem dinâmico e mais divertido para iniciantes.

    Uma duvida: com cenarios livre... o cenario avante vingadores no caso ( é um cenario de vingadores e não a duvida) com o cap america da shild ele podera ser usado para ativar o efeito e dar habilidade para o gavião arqueiro e viuva negra... um deck shild usaria um cenario dos vingadores... isso não quebraria o tema? não q eu ache q vai ser ruin... só uma coisa que pensei aqui quando li.

    ResponderExcluir
  5. Uma sugestão... não sei se é boa ideia... mais tipo... o Falcão e o Asa vermelha... eles são aliados do Capitão America... mais o próprio capitão não tem essa filiação... acho que poderia considerar em casos assim que um deck no qual o capitão America faça parte os "aliados dele" tbm poderiam estar presentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EX: Tony stark teria só o Maquina de Combate como "aliados do homem de ferro"... vc teria um deck de aliados do homem de ferro... sem poder usar o homem de ferro.

      Excluir
    2. Talvez seja legal colocar... algo que permita... EX: Aliados de Cap America ( nesse caso o proprio Cap America pode fazer parte do deck ) e Aliados do Homem de ferro e ele proprio pode fazer parte. tipo o deck é dele com seus aliados.
      obs: seria uma opção para usar os 2 cap america e ainda assim não jogar de vingadores.

      Excluir
  6. Duvida. Os personagens n/a vão receber os benefícios de filiação sendo eles "coringas"? ex: Filiação quarteto com Bomba-A... o bomba poderia ser capacitado com a habilidade do Sr. Fantastico?

    ResponderExcluir
  7. E no caso dos Tunderbolts? Qualquer vilão pode se tornar um. Logo poderia ser permitido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acredito que não... pois isso seria afeito de jogo, oque conta na regra é a deck list só ter uma filiação.

      Excluir
  8. Participaria com certeza! Só acho também que por exemplo o homem de ferro poderia ter seus aliados no deck, assim como homem aranha e etc. Isso tornaria os decks mais interessantes e abriria maior margem de possibilidades de tribos. Mas de qualquer maneira vou participar, acho muito boa a iniciativa de fazer torneios tribais.

    ResponderExcluir
  9. O torneio tribal era o tipo de torneio (ou Deck) que estava esperando desde quando vi BS pela primeira vez. Para mim foi muito estranho ver Deck salada com heróis, viloes tudo junto, baseado na minha vivência com outros TCGs temáticos,
    Acredito que este e o torneio que mais participarei e construirei decks.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. então bora jogar cara XD quanto mais gente melhor XD

      Excluir
  10. A regra dos N/A's também vale para suportes? Ou seja, posso usar, no deck tribal, um suporte que seja N/A?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Cards N/A funcionam como coringas. Detalhe que a habilidade Trabalho em Equipe não funciona de um Personagem N/A para outro N/A. E caso vc queira fazer um tribal de INIMIGOS ou ALIADOS, tbm não funcionará !
      As regras do jogo não serão alteradas de forma alguma, apenas a limitação quanto a afiliação.

      Excluir
  11. Pessoal queria propor uma reunião de ideias no fim do camp de sabado... a galera que tiver ideias para melhorias sentar de falar sobre o assunto ou escrever suas ideias e entregar para alguem que fique para juntarmos as sugestões e ver se podemos mudar algo de acordo com a opinião da maioria. desde que não infrinja nenhuma regra do manual BS

    ResponderExcluir
  12. é o torneio mais divertido de todos. poderia ter um rodízio de locais, talvez um por final de semana em cada lugar ou até mais, já que tem lojas que fazem durante a semana.

    por mim esse deveria ser o torneio mais praticado para não dizer o único tipo, claro ainda não é tão excepcional pq muitos personagens que tantos gostam, eu incluso, não veriam jogo nunca já que não tem outros personagens de mesma afiliação para formar um deck.

    ResponderExcluir

- Copyright © Torneios de Battle Scenes - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -