Posts Populares

Posted by : Daniel Bastos terça-feira, 29 de julho de 2014

Continuando nossa retrospectiva BSPO, vamos falar sobre o segundo deck que deu trabalho nessa temporada. De quebra, apresentamos o protótipo básico para quem almeja utilizá-lo nessa reta final ou aprimorá-lo para a temporada BSMI.



Até agora, os decks do tipo Energético não seguem nenhuma regra, a não ser trazer os personagens mais poderosos e versáteis desse tipo. Sendo assim, as listas de pilotos que costumam tentar a sorte com esse deck costumam não ter muitas variações.

A estratégia é simples: acumular cartas estratégicas e personagens em sua mão, esperar certas habilidades caírem nos recursos e atacar no turno em que os personagens entram em cena (graças à carta em destaque: Concentrar Poder), causando o máximo de devastação possível em um único turno. Ainda assim, o deck precisa de defesas para que os personagens entrem em cena sem serem interrompidos. Por isso, é muito comum introduzir o poder Ataque à Distância, quase que inteiramente por conta do cenário Fogo Cruzado, que garante o sucesso da estratégia, impedindo que personagens com o poder citado sejam alvo de Antecipações. Com isso, personagens que portam os dois poderes ao mesmo tempo costumam ter a preferência na construção e implementação do deck.

Adicionalmente, os ataques mais eficazes atribuídos ao poder Energético costumam ter um custo alto. Por isso, é comum o uso de Máquina de Bloqueio Mental, que obriga todo ataque a ter um custo de incapacitação de 2, para controlar o ímpeto do oponente após o seu ataque. Essa característica, somada às altas resistências que os personagens nesse deck ostentam, dá ao deck tempo para voltar ao jogo, mesmo com a exaustão que a explosão inicial causa.

Graças a esse modus operandi, que garante eficiência ofensiva ao custo de prêmios mais substanciais ao oponente e um jogo consideravelmente mais lento após o primeiro ataque de cada personagem, era muito comum que jogadores experientes tentassem a mão com esse deck, especialmente como forma de contra-atacar Magia, cuja essência é feita de personagens frágeis e dependentes do sucesso de suas Antecipações.

Assim, o deck Energético obteve quase tanto sucesso quanto o deck Magia, tendo contra si um único problema: o seu custo. Por conter muitas cartas Super e/ou Ultra Raras, esse não é um deck acessível para jogadores recém-chegados, sendo o mais caro do formato para se construir eficientemente. Além disso, algumas das cartas essenciais para o desenvolvimento do deck são muito difíceis de encontrar, o que desencoraja qualquer novo jogador.

Como prova, segue o esqueleto básico de um dos melhores decks de todas as edições de BS:

Personagens -

3x Electro
3x Tocha Humana
3x Máquina de Combate
3x Dr. Destino
1x Raio Negro
1x Motoqueiro Fantasma

Habilidades -

3x Concentrar Poder
3x Raio de Força
3x Onda de Energia
3x Granada de Mão
3x Jogar Objeto

Suportes -

3x Armadilha Reforçada
3x Máquina de Bloqueio Mental

Cenários -

3x Fogo Cruzado
3x Retirada Estratégica

Total: 41 cartas

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © Torneios de Battle Scenes - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -