Posts Populares

Posted by : Daniel Bastos domingo, 1 de junho de 2014

Boa noite pessoal!

Aproveitando o advento de Múltiplas Identidades e os spoilers diários da Copag com cartas da nova coleção, iremos pegar a idéia, que surgiu no blog Amálgama, de tentar analisar as novas cartas. Porém antes de mais nada que fique claro que são opiniões pessoais e estamos falando sobre cartas que serão usadas em um contexto completamente diferente do nosso metagame atual. Mas, de qualquer forma, é um bom exercício e diariamente iremos postar as opiniões do time do blog, por enquanto teremos apenas as minhas e do Daniel, mas assim que o restante do time for tendo mais tempo, eles também colocaram suas opiniões, nem que sejam nos comentários.

E para esquentar os motores, vamos analisar uma carta que foi lançada há pouco mais de uma semana: Mansão Xavier:

Atila:

Gostei, mas não gostei.

A carta em si é boa, 6/2, gera recursos e dá capacitações extras para os X-men. Por si só é um bom suporte, um dos problemas pode ser colocar-lo em campo, pois é muito pesado, o que gera uma dependência do Forge. 

Mas tudo bem, você acha o Forge com convocar reforços. O pior não é estar com o Forge em campo e colocar a Mansão do Xavier em campo, o grande problema é responder a uma simples pergunta: para que? - Aí é que está, os X-men em si não tem sinergia nenhuma. Não adianta de nada o Forge colocar o Pássaro Negro, o Cérebro e a Mansão do Xavier em cena se depois você vai trazer o Ciclope, Fênix, Colossus, Wolverine e cia. para o campo. Estes personagens por si só podem ser muito bons e uteis, mas todos juntos ainda não deram liga, não sei se a culpa é dos jogadores que não encontraram esta "liga", mas acho que a culpa é do cenário competitivo em si.

Os bons decks tem uma coisa em comum: rapidez e solidez ofensiva. Eles baixam personagens rapidamente e com bom poder ofensivo, principalmente com antecipações e ações imprevistas. Nesse aspecto os X-men tem muito a evoluir ainda, o deck depende muito do Xavier, Fera ou Forge com roubo de idéias e pensar rápido para dar essa rapidez, porém destes três apenas o Fera consegue utilizar um treinamento intenso ou golpe treinado, deixando o deck exposto a contra-ataques. Mas ai você poderia colocar mais personagens para poder antecipar, certo? Até poderia, mas pode ter certeza que os slots gastos com personagens "Obrigatórios" deixará pouquíssimas vagas para o leque de habilidades diferentes que você seria obrigado a colocar para todo mundo ser útil... Enfim... não dá - por enquanto.

Vamos ver o que vai sair nesta nova coleção para acrescentar aos X-men, por enquanto, sem noção do que virá pela frente, não dá para confiar que este novo suporte vá mudar muito a condição dos mutantes de simples coadjuvantes aos decks, mas dou um 2/5 pois a carta pode ajudar pelo menos naqueles jogos for fun.


Daniel

Um novo suporte para os X-Men que dá a tão esperada capacitação extra, além de um efeito que soma recursos conforme os X-Men entram em cena. Em teoria, o que faltava para um deck "tribal" dos mutantes. Na prática, bem...

Ainda não sabemos o que esperar da nova coleção, Múltiplas Identidades. Mas, com o que temos agora e com o que vemos no meta atual, podemos especular. E o que podemos especular é que essa carta dificilmente verá jogo em um ambiente competitivo. Vamos às razões:

1 - Suportes não têm uma mecânica de busca sólida, ao contrário de personagens (Convocar Reforços) e cenários (Mystério), essencial para dar estabilidade a qualquer carta.

2 - Forge-dependência. O fato de o suporte em questão ser 6/2 complica a própria viabilidade, tornando o mutante obrigatório. Porém, um personagem com poderes de pouca representatividade no cenário atual e sem ação própria não segura um deck sozinho.

3 - Os próprios X-Men não têm uma estratégia definida, ao contrário do Quarteto Fantástico em sua época de glória. Alguma opções seriam apostar em ataques energéticos com Pássaro Negro (aumentando assim a dependência de Forge; mas convenhamos, deck Energético puro é melhor) ou Magia/Telecinesia, tornando o segundo efeito controlável ao gosto do piloto com Clarividência e aproveitando a sinergia entre os dois poderes através dos personagens, encaixando melhor o Forge dentro de um propósito. Aqui o problema seria que Telecinesia é um poder sem grandes atrativos ofensivos, fazendo com o que o atual deck de Magia/Lâminas seja uma alternativa superior, além de que a personagem Magia é a única que faria o link sem depender do Livro de Vishanti.

4 - A carta em si não tem nenhum efeito decisivo que justifique um deck X-Men em torno dela. Embora a capacitação extra seja desejável, a geração (aleatória e potencialmente negativa para o controlador) de recursos é OK no máximo. Muito trabalho por quase nada em retorno.

Coisas que tornariam esta carta jogável: Carta que busque suportes do deck ou recursos, habilidades de Antecipação e/ou Ação Imprevista para Telecinesia, efeitos que sejam ativados quando uma carta vai do deck para os recursos.

Como dito, não sabemos o que Múltiplas Identidades nos reserva. Mas, enquanto isso... - Nota: 1/5

Bom galera, é isso.

E vocês, o que acharam da carta, tem potencial?

Amanhã já tem um novo spoiler e novos comentários aqui.

Abraços!

{ 3 comentários ... read them below or Comment }

  1. Excelente post e parabéns pela iniciativa !
    Suporte ruim pelas razões expostas por vcs, talvez, se sair um tutor de suporte nessa coleção, ele veja jogo no cenário competitivo. Nota: 0,5/5.
    Conversei com o DR. Estranho em mais uns conselhos místicos ao que ele me disse que em realidade paralelas BS cresceu muito com a adição de cartas "tribais" competitivas, ou seja, cartas que seguem a linha do deck de quarteto, todos com suporte e habilidades (própias ou não) que podem ser competitivas. Enfim ver para crer.

    ResponderExcluir
  2. Olá pessoal do blog (e de sampa). Td blz?

    Antes de mais nada, parabéns pelo blog. Já comentei aqui, convidando vocês para vir para Campinas. Como vcs não vieram, rs, muito possivelmente eu e meu irmão (vulgo Dr. Jozeca) iremos na Bazar esse sáb. Espero encontrar com vcs lá, conversar sobre a situação do jogo e jogar em bom nível (tentarei não apanhar bastante, rs).

    Agradeço tb os créditos ao ANG, muito obrigado mesmo. Vcs utilizaram a nossa ideia (oq não tem problema algum), mas colocaram a sua característica nela. Isto é, no ANG fazemos textos curtos e diretos, aqui vcs comentaram mais. Mas haja imaginação para escrever sobre uma carta meia-boca como essa, rs.

    De mais um grande abs e oq precisarem da gente, tamo junto.
    Daniel (Doll)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniel, nos encontramos na Bazar sabado entao.. Será uma boa oportunidade para jogar e bater papo...

      Obrigado pelo apoio e é isso ai, temos que estar juntos, que assim o jogo vai para frente!

      hahaha, a carta é má ô meno... Mas quem sabe neh rs...

      Abraços!!!

      Excluir

- Copyright © Torneios de Battle Scenes - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -