Posts Populares

Posted by : Daniel Bastos domingo, 8 de junho de 2014

Boa tarde, galera!

Com BSPO na segunda metade do seu curto ciclo em andamento, o meta atual tornou-se amplamente dependente da decisão pela iniciativa. Assim, mesmo as melhores idéias de decks novos, sem o devido balanceamento entre um plano de jogo com a iniciativa e um plano diferente sem ela, não vingariam.

Dentre os decks da temporada, é fácil observar o padrão: Magia e S.H.I.E.L.D. armam a mesa no primeiro turno com domínio quase completo e capacidade de compra, reestabelecendo rapidamente a mão descartada para Convocar Reforços. Ômega, caso tenha Super Plano de Dominação, também. Senão, é um dos poucos decks que ainda tem opções de ataque sem a iniciativa. Energético é a exceção à regra.

Cansado de decidir algumas partidas com o "poder da moeda", comecei a experimentar opções que me permitissem jogar com qualidade independentemente do resultado que determina quem começa o jogo e concluí que o melhor caminho seria trabalhar uma idéia baseada em Super Força, com resistências acima do normal para aguentar o primeiro tranco de uma antecipação e partir para o jogo de atrito.

Minha primeira tentativa terminou em frustração quando levei um deck experimental mesclando Super Força e Ataque à Distância para um torneio em São Paulo em meados de Maio. Voltei à prancheta e continuei utilizando meu Ômega até lapidar a idéia em algo que me agradasse. Nesse meio tempo, tivemos Airon Toledo, de Jundiaí, obtendo um sucesso muito bem-vindo em um torneio local com o deck que ele batizou de "BHB", também baseado no conceito de Super Força e Ataque à Distância. Mas, mesmo com esse sucesso, durante a montagem desse deck, acabei por concluir que, embora Ataque à Distância fosse uma solução óbvia para cobrir as defesas de personagens de Super Força, com Lança-Mísseis e Fogo Cruzado, eu precisava de uma abordagem mais ofensiva e passiva ao mesmo tempo, que se integrasse melhor aos personagens principais do deck.

Foi aí que eu juntei as peças e as pus à prova no primeiro torneio de Junho. Com vocês, o deck Highlanders:

Personagens: 21

Bomba-A x3
Hulk (BSET) x2
Hulk (BSUM) x1
Blob x3
Thor (BSET) x2
Dr. Destino (BSUM) x2
Wolverine (BSUM) x3
Deadpool (BSET) x2
Medula x3

Habilidades: 27

Onda de Choque x3
Super Soco (BSPO) x3
Super Soco (BSUM) x2
Rompante de Brutalidade x1
Sabre x3
Trespassar x3
Contra-ataque Afiado x3
Reestruturação Muscular x3
Simbionte - Venom x1
Escudo Improvisado x3
Proteção x2

Suportes: 3

Armadilha Reforçada x3

Cenários: 9

Convocar Reforços x3
Garras Imoladoras x3
Retirada Estratégica x3


Resumindo a ópera, é um deck que mescla Super Força, Lâminas e Regeneração (com o nome sendo uma óbvia homenagem proveniente da combinação dos poderes que caracterizavam os personagens da série em questão =P) para criar uma defesa sólida. Mas o grande segredo desse deck é explorar a matemática do jogo para exaurir o oponente de opções enquanto você trabalha o campo e se coloca em condição de vitória quando o oponente estiver indefeso.

A estratégia básica é colocar 14 pontos de prêmio em jogo no primeiro (sem iniciativa) ou segundo (com iniciativa) turno, caso seu oponente abra com a tradicional manobra Mystério/Convocar Reforços, sem dar ao mesmo tempo para trabalhar a estratégia e com a melhor defesa disponível. Existem três maneiras de operar a estratégia básica, baseadas na soma dos pontos de personagem disponíveis no deck e no que sair na sua mão de abertura (considerando o uso de Convocar Reforços da sua parte também):

7-7: Bomba-A / Hulk; Bomba-A / Blob; Hulk / Blob
7-4-3: (Bomba-A, Hulk, Blob) / (Wolverine, Deadpool) / Medula
6-4-4: (Thor, Dr. Destino) / Wolverine / Deadpool

Feito isso, e é imperativo que seja feito dessa maneira, você tem resistência o suficiente para iniciar um jogo de atrito aonde você detém melhor resiliência e, provavelmente, maior capacidade de dano bruto. O ideal aqui é também distribuir as defesas do deck (Reestruturação Muscular, Contra-ataque Afiado, Escudo Improvisado e Proteção) de acordo com o que você pretende que sobreviva ou que seja alvo de ataques. Daí, é marcar pontos e minar o gás do oponente. Aí, vem o elemento surpresa.

Tirar esses personagens de cena vai requerer um esforço considerável do oponente, graças a uma alta resistência natural dos mesmos. E, mesmo que ele consiga, é altamente provável que, no momento em que ele o fizer, todos os seus personagens estejam incapacitados a 0. Sem capacitações extras, com antecipações e sem cartas na mão, o seu oponente só pode chegar até certo ponto. E aí, ele se dá conta de que fez 14 pontos. O jogo ainda não acabou.

E você desce mais um personagem com 7 de energia. Alegria.

 E vamos ao report, rápido e sucinto. 7 jogadores, créditos em loja e vaga para a super Final em Novembro em disputa.

vs Anderson Estevam (Magia)

Ambos abrimos de acordo com a estratégia de cada deck. A partida transcorreu normalmente e eu marquei 12 pontos entre antecipações e Super Socos, até que ele chegou aos 14 pontos e deixou meu Hulk subsequente com 1 de energia e com uma mesa numerosa, típica de decks de Magia. Porém, sem capacitações e/ou Antecipações relevantes, como planejado.
Desci um Thor com Reestruturação Muscular, que permitiu ao Hulk finalizar a partida da maneira que eu desejasse. 1-0

vs Edson Radica (Magia)

Ele abriu sem a estratégia básica e eu tive que esperar para abrir com Convocar Reforços. Porém, no segundo turno, ele colocou Invocar o Relâmpago em cena. Ali, eu tinha apenas um Wolverine na mão e estava pronto para desistir, mas pus a cabeça para trabalhar as possibilidades e esperei. Queimei mais da metade do deck, enquanto ele organizava a mesa.
Finalmente, um Dr. Destino na mão e um Deadpool nos recursos, sacrificado para o Entrave Temporal que estava em cena, me deram condições de jogo. Fomos à guerra de atrito, mas ele já tinha muito do seu jogo bem trabalhado devido aos turnos que eu perdi sem ação. Sem muita dificuldade, ele trabalhou bem ao redor das minhas defesas e reduziu minhas opções com certa rapidez. Porém, no turno em que ele marcaria 14 pontos, eu comprei um Bomba-A, que veio para o jogo imediatamente. Sem opções, meu oponente se viu obrigado a focar o Wolverine quase morto, sem gás para conter o Bomba-A, que venceria o jogo no turno seguinte com uma Onda de Choque. 2-0

vs P.H. Farias (Energético)

Em um jogo aonde nenhum dos dois fazia questão da iniciativa, o jogo seria decidido nos detalhes. Ele foi à mesa primeiro, com um Máquina de Combate. Aí, apareceu o meu detalhe: Thor.
Com Garras Imoladoras, ele retirou a Granada de Mão que o Máquina carregava, deixando-o sem ação no turno seguinte. Porém, um Destinobô veio à mesa carregando a Granada de Mão descartada e meu Thor ficou preso em uma Armadilha Reforçada.
Retirada Estratégica no turno seguinte e meu Thor ficou livre dela. Retirada Estratégica na Armadilha Reforçada e meu Thor era preso novamente, agora sofrendo dano da Granada de Mão e da Chuva de Mísseis do Máquina. Uma segunda Garras Imoladoras acompanhada de um Wolverine e um Deadpool deram conta do Destinobô e da Armadilha Reforçada de uma vez só. Dois turnos depois, meu oponente renderia o Máquina de Combate graças ao Deadpool, com Mercenário Tagarela o impedindo de atacar. Entram Tocha Humana e Motoqueiro Fantasma, matando o Deadpool. O Wolverine sobreviveu somente graças ao Escudo Improvisado e cuidou do Tocha no turno seguinte. Entra o meu Dr. Destino com Reestruturação Muscular para pôr o Wolverine em forma.
Um turno depois, Destino e Thor unem forças para deixar o Motoqueiro com 1 de energia. Máquina de Bloqueio Mental em cena e e eu teria que aguardar mais um turno para liquidar a fatura. Meu oponente enche a mesa com quatro personagens, levando o Wolverine e pronto para matar o Thor no turno seguinte, o que o daria 14 pontos. Mas, antes, uma Retirada Estratégica providencial tira o Motoqueiro de cena. Desço Blob com Simbionte - Venom, retirando uma Granada de Mão antes do Thor cair. No turno seguinte, compro um Dr. Destino para capacitá-lo a 2, atacando um Destinobô vulnerável após os ataques anteriores e encerro o jogo e o torneio. 3-0


Encerro o report contente com o meu resultado e de que novos decks ainda tenham espaço no meta atual (quem disse que Hulk não veria jogo? =D), adicionando destaque à presença de jogadores de Campinas, os irmãos Loureiro, e esperançoso pelas discussões que tivemos em prol do jogo. Novidades virão em um futuro próximo e eu torço pela participação ativa daqueles que nos acompanham.

{ 2 comentários ... read them below or Comment }

  1. Não tive a chance de jogar contra o deck, mas vi de longe a galera suando frio ao jogar contra.

    Espero logo poder jogar contra e ver como ele se sai na prática, e parabens pela iniciativa de testar novos decks.

    Primeiro o de Omega, que se deu bem! agora o de Super Força! Muito legal! Poderes Ocultos ainda tem quase dois meses de vida, ainda deve aparecer coisas novas e legais por aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô torcendo pra que apareçam. O meta tá aí pra ser explorado, inclusive as suas fraquezas.

      O pessoal reclama do trio ternura e das táticas do pikachu, mas não põe a cabeça pra funcionar. Aí a coisa não evolui...rs

      Excluir

- Copyright © Torneios de Battle Scenes - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -