Posts Populares

Posted by : Atila Ferreira quinta-feira, 1 de maio de 2014

Olá pessoal! 

Este mês o nosso querido jogo completou um ano de vida, e durante boa parte deste período eu tenho participado de torneios, feito grandes partidas, apanhado muito, e tido vez ou outra muita sorte! E devido a todo este tempo jogando e após conversas com uns amigos começamos a perceber algumas coisas que mudaram de abril de 2013 até agora... 

A principal delas: desde o lançamento de Poderes Ocultos o jogo realmente está muito mais rápido, algo que foi muito criticado em evolução tática, o segura e baixa a favela desapareceu e agora é usado como estratégia na partida, porém não como uma estratégia do deck. Quer dizer, existem situações durante a partida que pedem uma paciência maior na abertura. Você vai abrir o jogo na hora que você achar certa, mas tenho certeza que a maioria dos jogadores acha que quanto mais cedo essa hora, melhor... Então por isso digo que a favela hoje pode ser usada como estratégia em uma determinada partida, porém duvido muito que aparecerão decks focados em segurar e baixar tudo de uma vez... claro, tirando o de ataque energético, que é feito para contra-atacar... 

Bom.. então gostaria de tomar um tempo hoje para dar a minha opinião sobre o cenário competitivo aqui da cidade de SP, pelo menos neste primeiro mês de poderes ocultos. E finalizar comentando sobre os decks mais competitivos do momento... 

Não cheguei a nenhuma conclusão por enquanto, especialmente por ser o começo ainda estamos todos testando decks e estratégias, mas de bate pronto eu digo a vocês que muita coisa mudou de Evolução Tática para cá. Um dos principais decks da coleção passada, o The Wall, perdeu bastante força - aliás, na coleção passada ele já estava sofrendo umas mudanças, aquela estratégia de segurar e baixar tudo de uma vez já estava ficando obsoleta. Nno começo deste ano muita gente jogava com este deck + genialidade e topeira para baixar logo e criar um ambiente inóspito para o oponente, com diversas antecipações, para quando o cara baixar levar na antecipação e finalizar na preparação com Loki, Mercurio, garras imoladoras, etc. 

Em ET, fora as diversas combinações de ataque a distância, agilidade e garras, no máximo você via um outro deck competitivo: Raio com concentrar poder. Os outros não eram tão eficientes quanto estes. 

Mas e Poderes Ocultos? 




Uma coisa legal foi que outros decks estão aparecendo e jogando muito bem! E aqueles decks que esperam para baixar estão se dando muito mal... 

O principal deck nas primeiras semanas foi magia + agilidade. 

Uma abertura comum era mysterio + convocar reforços = feiticeira escarlate e dr. estranho. E ai fica dificil de jogar contra... A Feiticeira Escarlate antecipando e trazendo cenários, o Dr. Estranho comprando carta e arrumando o topo do deck, deixando os invasões etereas no jeito para quando o oponente baixar apanhar bastante... 

Nos primeiros dois ou três torneios que tivemos por aqui os decks de magia arrasaram. 

Mas as semanas foram passando e as pessoas, ou cansaram de magia ou acharam um deck caro para se montar, e novos decks foram aparecendo... o Omega Deck (ou Omega Rolex) já é uma realidade, pelo menos por aqui, e é dificil de ser batido... O Omega batendo 1 penetrante toda preparação, as reestruturações moleculares recuperando tudo que der, fora os esconderijos secretos da vida que deixam os Omegas e Carnificinas da vida ainda mais dificeis de se derrubar... É uma guerra para derrubar um destes grandões, imagina a dificuldade para se conseguir 15 pontos. 

Há dois sábados tivemos um inédito deck de shield, idealizado pelo nosso amigo Rodrigo, que jogou bem demais.... nas semifinais ele acabou sendo batido por um deck de Impeto (Concentrar poder), mas o deck era muito legal, enchia a mesa muito rápido com os agentes, maria hill, capitão américa, soldado invernal, justiceiro... e capacitação não faltava para lançar misseis o tempo todo, o deck era muito sólido, tinha ótimas defesas para usar na antecipação, tinha dano na preparação e batia forte com o capitão e os carros da shield na fase de combate. 

Ainda temos surgindo por aí um outro deck por enquanto pouco visto nos torneios, o Rolex. O deck foca no ataque na preparação (Relógio), porém sem deixar de lado as fortes antecipações. Se você deixar o cara abrir uma boa mesa antes de vocês acredito que seja quase 0 sua chance de vitória, ele vai te bater quando você entrar (antecipação), e na preparação dele... Eaí como faz para fugir? Só abrindo a mesa antes... 

E não podemos deixar de lado a versão 2.0 do deck de Ímpeto. Surgiram diversas cartas, como o rompante de poder, o Raio Negro e Motoqueiro Fantasma que agregaram bastante ao deck, que já era bom! 

Então temos ai pelo menos 5 decks muito competitivos e que já provaram seu valor na hora H, e com certeza novos decks e estratégias virão. Então o que definirá a vitória? Os detalhes: o jogador mais atento, com mais sorte, o mais paciente... 

A partir de agora todos precisamos ter em mente que precisamos ser ágeis e precisos na abertura da mesa, porém sem deixar de lado a estratégia proposta para a partida, afinal cada partida é uma partida e você vai jogar de acordo com o deck do seu oponente, e é aí que precisamos ter cuidado. 

E aproveitando que falamos os principais decks que surgiram aqui no último mês, que tal  traçarmos um perfil de jogo para cada deck e seus pontos fortes e fracos? 

Magia

 
Sou meio suspeito para falar, tenho jogado de magia desde que saiu a expansão e gostei bastante, tentei montar algo de Ímpeto e outro com a idéia do Rolex, mas acho que esse daqui se adequou melhor ao meu estilo de jogar. 

Porém de todos os decks ele é o que mais depende do mysterio (afinal 75% dos decks hoje em dia dependem um pouquinho do mysterio). Esta é uma de suas principais fraquezas, porém também acho que ele sofre demais quando joga contra personagens muito pesados, quase todas as vezes que joguei contra decks de Omega Red, por exemplo, eu perdi, algumas feio e outras por detalhes, mas a falta de antecipações em massa e a constante recuperação do outro lado atrapalha muito, fica muito dependente de aparecer invasões etéreas na clarividência e dos garras imoladoras que o mysterio puxa. 

Este deck também tem personagens muito pequenos, o que agiliza a entrada deles em cena, mas deixa o deck vulnerável para um de seus maiores predadores: Os deck de Ímpeto, um rompante de energia ou uma onda de energia e você pode começar a chorar, ai você começa a depender bastante da sorte, depende de vir as invasões etéreas na clarividência, ai não tem santo ou planar invisível que resolva, mas não dá para contar sempre com isso. 

Mas nem só de coisas ruins vive este deck, como falei o deck é rápido demais, no primeiro turno normalmente você consegue o trio ternura (Estranho, Feiticeira Escarlate e Mysterio), mas aconselho a não ser uma máxima sempre sair com os 3, dependendo dos recursos do oponente você pode trocar a feiticeira pelo Treinador, e isso é altamente recomendável se você sabe que o seu oponente usa este cara, porque você não quer ver ele entrando e te arrebentando na preparação. Outra boa troca é abrir a mesa com a Espiral ou o Wolverine... mas é isso, não vou me estender ainda mais nisso, o importante é saber usar este deck de forma adequada a situação e não montar uma receita de bolo. 

Se você quiser se dar bem jogando de magia você precisa ter muito controle sobre o deck, treinar muito e perder diversas partidas, porque é assim que conseguirá entender melhor os pontos fracos e fortes do deck e o jogo será muito mais natural, acredito que este seja um dos decks mais dificeis de se jogar desta coleção, demanda muita análise da situação do jogo e você sempre tem muitas escolhas para fazer, então fica fácil você se perder no jogo e um erro, por mais simples que seja, pode custar o jogo. 

Rolex 

Deck criado pelo Paulo Henrique, que  visa finalizar a partida na preparação, abusando de ataques imprevistos. O deck ao contrário do quese  parece vendo a lista não é um The Wall renovado. O estilo de jogo é totalmente diferente e acho que este deck será o 2º melhor em pouco tempo, só falta os jogadores que o utilizam encaixarem melhor as cartas e encontrarem os padrões de jogo. 

Todo personagem do deck é autossuficiente, se entrarem com lança misseis e metralhadoras, ótimo, se não, tudo bem. A idéia é abrir o jogo sempre primeiro e manter todos os personagens bem capacitados, para quando o oponente entrar em cena você bater bastante na preparação, sem dar chances para ele se recuperar do baque. 

Vejo como a principal fraqueza do deck a falta de compras, consequentemente de capacitações e consequentemente a capacidade de manter personagens entrando em cena. Por isso acho que este deck é muito forte no early game (começo do jogo) e conforme o jogo vai se desenvolvendo ele vai perdendo força, então se você conseguir segurar este deck por uns turnos acho que seja possível virar o jogo, porque no começo esse deck é muito agressivo, principalmente se sair uma boa mão. Como este deck depende dos ataques imprevistos para vencer, não pode segurar e baixar diversos personagens de uma vez, se faz necessário abrir a mesa rápido para ganhar a vantagem do campo. 

Como eu disse, o deck promete - já mostrou resultados vencendo o único campeonato que disputou na Domain este mês, espero ver ele em outros campeonatos. 

Omega Rolex 
Como nosso amigo e idealizador do deck fez um post falando exclusivamente deste deck não vou me ater muito ao seu funcionamento, caso queiram saber mais recomendo, e muito, a leitura do post (para quem não leu):, é só clicar aqui.

E a minha opinião sobre o deck? 

Ele é foda.. rs 

Eu só dei valor para a reestruturação molecular depois de levar um baile dela. O Omega dando um penetrante toda preparação (2 com "À espreita"), e o pior de tudo, já começa a sacanagem no turno que ele entra. Tem o constrictor batendo na preparação também, o Carnificina antecipando e se recuperando, e ainda por cima o Mysterio, buscando o cenário que quiser todo turno. 

Dificil segurar, o deck constrói a mesa muito rápido (por deck leia-se Mysterio) e é dificil contra-atacar e manter-se vivo para contar história. 

Porém acho que o deck é muito pesado, a abertura principal, que seria um mysterio, constrictor e omega custa 11 recursos... muita carta, e ainda temos o Lagarto e Carnificina que também tem custo 5... além de ser dificil de colocar em cena é muito premio para o oponente. 

Vejo ele como uma das promessas desta coleção, acho que ainda pode ser melhorado, mas já mostrou bons resultados como a vitória no torneio da hot do mês de abril. 

Shield? 
Este deck foi a revelação do torneio que tivemos na HotYugioh em abril, rápido e letal, com personagens bem pequenos e com muito poder de fogo tanto na antecipação quanto na preparação este deck conseguiu um expressivo 4 vitórias e 0 derrotas no torneio, infelizmente sendo derrotado na semi por um deck de Raio, afinal nem sempre vem tudo e não há agente shield que sobreviva a onda de energia. 

Se colocarmos 10 pessoas para montar um deck de shield acho dificil sairem 3 competitivos, então parabéns ao Rodrigo mais uma vez que achou o equilibrio necessário no deck e a tendência é melhorar o deck aos poucos e ele dar cada vez mais trabalho! Estamos esperando a lista ai... 

Vejo dois pontos principais neste deck, o bom é que ele é muito rápido, personagens com custo muito baixo e com muitas capacitações livres (Maria Hill e Capitão América), porém por outro lado o deck é muito fragil para dano em área, sendo uma presa fácil para ondas de choque e energia. 

Porém o que fica de lição é que novos decks estão surgindo e tudo depende do jogador, ou como o pessoal vem dizendo, do piloto. Pilotar o deck da melhor maneira possível, cometendo o mínimo possível de erros é a chave do sucesso. Mas vamos lembrar sempre de montar bem o deck, e priorizar o que precisa ser utilizado, não o que achamos legal usar - pelo menos em cenários competitivos. 



Raio 
Acho este o deck a ser batido. Em evolução tática ele era bom, mas agora ele é ótimo. 

Não vejo muitas saídas para escapar de umas ondas de energia na cara, porque os benditos "planar invisível", "fogo cruzado", "sem trégua" e agora "a essência do medo" fazem a diferença a favor desse deck, sem contar as armadilhas reforçadas e máquinas de bloqueio mental que atrapalham todo seu possível contra-ataque. 

O Raio Negro e Motoqueiro Fantasma foram as grande aquisições do deck com a chegada de "Poderes Ocultos", e com escudos altos e e o ímpeto concedido pelo concentrar poder podem fazer um estrago na partida. 

A grande vantagem deste deck é não depender de começar o jogo para vencer a partida e não depender de um personagem especifico, é só esperar o concentrar poder cair nos recursos e correr para o abraço. Mas em contrapartida, o problema do deck é depender da sorte de estar com algumas cartas na mão antes de poder sair batendo em todo mundo: armadilha reforçada, máquina de bloqueio mental, a essência do medo, fogo cruzado, etc.. 

Considerando o lado bom e o lado ruim do deck, chego a conclusão que eu não usaria o deck, porque uma mão ruim acaba com o jogo a seu favor, mas uma razoável, com quem sabe usar o deck é letal. 


Então é isso galera! E vocês, qual deck acham que vai jogar muito nesta coleção?


Até mais! Nos encontramos nos torneios por aí.... e já que por enquanto o jogo pede, que a sorte (da moeda) esteja com vocês. 

Abraços! 

{ 4 comentários ... read them below or Comment }

  1. Concordo com você, Átila, que o deck Energético é o deck a ser batido no meta atual.

    Mas espero que ainda não tenhamos chegado ao pico de evolução de Poderes Ocultos. O Rolex ainda não mostrou todo o seu potencial, o Ômega Rolex também não encontrou seu limite ainda, Magia é versátil o suficiente para apresentar modificações significativas, enfim...

    E que os dados rolem sempre a nosso favor...rs

    ResponderExcluir
  2. Opa, espero muito que apareçam coisas novas por ai, mas também acho que esses decks podem ser melhorados, acho que o de Magia talvez tenha pouco para se mudar, mas os outros ainda tem espaço e tempo para melhorarem...

    ResponderExcluir
  3. O mano cade Autista, o Expurgo e o Laminas/Magia.

    muito bom post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, valeu.. Os decks de magia aqui normalmente tem laminas e agilidade mesmo, kkkk... O maior trabalho do mysterio eh ficar procurando garras imoladoras rs... Agora, estes outros dois nao apareceram por aqui ainda nao kkkk

      Excluir

- Copyright © Torneios de Battle Scenes - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -